A construção de um viaduto pedonal por cima da VCI, no Porto, está, esta sexta-feira à noite, a congestionar o trânsito na via. A circulação ia ser interrompida a partir da meia-noite, mas o corte foi antecipado.
Corpo do artigo
A proibição começou pelo menos uma hora mais cedo do que o previsto, provocando filas de vários quilómetros. A circulação no sentido norte-sul está condicionada a partir de antes das Antas.
Durante pelo menos um mês será proibido circular na VCI, entre a meia-noite e as 6 da manhã, em ambos os sentidos, no troço entre os nós de S. Roque e do Mercado Abastecedor. Como o JN já tinha noticiado, na origem deste constrangimento, que obrigará os condutores a percorrerem trajetos alternativos, está a construção do viaduto pedonal entre o complexo cultural e empresarial que está a nascer no antigo matadouro municipal e a estação de metro do Dragão. Com uma estrutura metálica, a travessia que vai sobrevoar a VCI terá seis metros de largura e 48 de extensão, pesando aproximadamente 78 toneladas, segundo informações divulgadas pela Câmara do Porto.
"Este condicionamento tem como objetivo garantir as necessárias condições de segurança para a execução dos trabalhos de montagem do tabuleiro da passagem superior pedonal sobre a VCI", sublinhou, em comunicado a Infraestruturas de Portugal, responsável pela Via de Cintura Interna. Durante o período em que vigorar o corte de circulação, no sentido Freixo-Arrábida, o trânsito será desviado pela saída do nó de S. Roque/Campanhã e, no sentido contrário, pelo nó do Mercado Abastecedor/Estádio.