A conclusão dos trabalhos para transformar a Rua das Carmelitas, no centro do Porto, numa artéria pedonal, apontada para esta segunda-feira, foi adiada por 15 dias. Na origem desta prorrogação estão "pequenos ajustes de fim de obra", segundo apurou o JN junto de fonte da autarquia.
Corpo do artigo
A intervenção na Rua das Carmelitas, onde se situa, por exemplo, a emblemática Livraria Lello, avançou no início de junho.
O projeto prevê o "nivelamento dos pavimentos, eliminando a diferença de cota entre o passeio e a rua, diferenciando-os pelas texturas". Mesmo com as Carmelitas de "uso privilegiado para peões", após as obras será autorizado o acesso autorizado a veículos de cargas e descargas.
"A intervenção contempla, ainda, o alargamento das caldeiras das árvores, iniciativa que aumenta a área permeável", explicou o Município, assinalando que o investimento ascende a quase 164 mil euros. O projeto de pedonalização da Rua das Carmelitas insere-se na Rede 20, uma malha de percursos prioritários para peões, bicicletas e trotinetes.