As obras de pavimentação da circular urbana, entre a rotunda do Galo e a designada Ponte Nova, levadas a cabo pela Infraestruturas de Portugal (IP), estão a agudizar os problemas de trânsito em Barcelos.
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Os “trabalhos pontuais de pavimentação na estrada nacional 103” apanharam a Câmara Municipal de surpresa, levando a autarquia a manifestar “estranheza junto da IP por não ter sido previamente notificada para poder difundir com antecedência informação relativa aos condicionamentos de trânsito”. Os trabalhos serão executados em período diurno, entre as 8 e as 18 horas, com previsão de conclusão em 7 de julho.
A circular urbana de Barcelos é a principal via de entrada e saída da cidade, assim como de circulação em volta da mesma, e enfrenta, diariamente, problemas de congestionamento de trânsito. Trata-se de uma via cuja inauguração data dos finais dos anos 80 e que espera há 28 anos pelo fecho da mesma. Em falta estão cerca de 600 metros de estrada que vão fazer a ligação do nó de Rio Covo Santa Eugénia à estrada nacional 103.
Em abril de 2022, a autarquia afirmava que, depois do parecer positivo da Infraestruturas de Portugal, “num breve espaço de tempo” iria ser lançado o concurso público para fechar a circular. Mais de um ano depois, tudo continua igual e os problemas no trânsito agudizam-se.
Contactada pelo JN, a autarquia referiu que o processo esteve em fase de apreciação no Ministério da Coesão Territorial e no IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes e que, agora, está “à espera de que o RIP – Reconhecimento de Interesse Público seja publicado em Diário da República para o Município dar início ao procedimento concursal”. Acrescentou, ainda, que “todos os terrenos para a conclusão do nó de Santa Eugénia estão disponíveis para a execução da obra”.
A Câmara Municipal reconhece, ainda, que a “circular urbana existente está consolidada, mas tem lacunas ao nível da ligação aos principais eixos de tráfego rodoviário”. Por isso, o Município “já encomendou projetos para a estabelecer nós de ligação à EN 205 e à END 306”, deixando de fora o nó de ligação à EN 103-1.