A intervenção junto ao NorteShopping, em Matosinhos, dificilmente ficará pronta antes do final do ano. Prevê-se confusão no Natal.
Corpo do artigo
Adivinha-se uma quadra natalícia difícil junto ao NorteShopping, o maior centro comercial do Norte do país. O túnel da Avenida Calouste Gulbenkian, na Senhora da Hora, que fará a ligação à A28, dificilmente ficará pronto antes do final do ano. Além da necessidade de intervenções que não estavam previstas, o mau tempo tem prejudicado o avanço da empreitada que ajudará a aliviar o trânsito numa das zonas mais congestionadas do Grande Porto.
Do plano de ligações à A28 previstas pela Câmara de Matosinhos em 2014, poucas saíram do papel.
O túnel será a próxima, dentro de um quadro de investimento da Sonae Sierra como contrapartida exigida pelo Município no âmbito da expansão do NorteShopping.
Embora grande parte do corredor subterrâneo esteja já rasgado (no total terá uma extensão de 60,44 metros), "tiveram que ser desviados cabos de baixa tensão e foi necessário fazer um novo coletor de águas pluviais, o que acabou por atrasar a obra em cerca de um mês", explicou o vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
"Ligeiro atraso"
A Sonae Sierra fala num "ligeiro atraso", mas ainda acredita ser possível concluir o túnel no final deste mês. Mas só "se as condições climatéricas o permitirem". É que, segundo a empresa, o mau tempo "não está a permitir a realização de alguns trabalhos, como a execução das pavimentações e revestimentos finais".
José Pedro Rodrigues não tem dúvidas que "as obras vão acabar por complicar o trânsito na zona". Só em 2017, ainda o shopping não tinha a dimensão atual, registou 16,7 milhões de visitas.´
O autarca destaca, todavia, que o novo túnel, orçado em 1,6 milhões de euros, permitirá "uma outra entrada" na A28, que "deixará de ser feita apenas pelo parque de estacionamento do shopping, mas também por esta via pública".
"Há 20 anos que faz falta esta ligação direta da Senhora da Hora à A28, tendo em conta que a rotunda da AEP está sempre num caos e a ligação da Avenida Doutor Manuel Teixeira Ruela à Circunvalação está permanentemente congestionada", acrescentou.
Por agora, parte da Avenida Calouste Gulbenkian, na zona onde ficará a entrada do túnel (no sentido sul/norte), está condicionada, por conta do estaleiro ali montado. Os carros circulam nos dois sentidos, apenas numa faixa de rodagem. O que, em horas de ponta, cria longas filas de trânsito.
José Pedro Rodrigues explicou que mal a obra fique concluída "a avenida passará, de novo, a ter duas faixas de rodagem em cada sentido, ficando o túnel no meio".
Esta passagem subterrânea, que terá 3,75 metros de altura para permitir a circulação de transportes públicos, vai confluir em paralelo com o túnel já existente, logo atrás da bomba de gasolina.
5,2 milhões na envolvente
Outras obras na envolvente do centro comercial foram igualmente comparticipadas pela Sonae Sierra, no âmbito das contrapartidas da ampliação (ainda em curso) do Norteshopping. É o caso da alteração da geometria da rotunda na Avenida Calouste Gulbenkian, já concluída, que garantiu mais fluidez ao trânsito, sobretudo a quem surge do Porto e quer ter acesso ao parque de estacionamento do hipermercado.
De acordo com a Sonae Sierra, também "foram executas obras de urbanização e melhoria da envolvente, como requalificação de arruamentos e passeios, a criação de rotundas e de novas ciclovias, representando um valor global de cerca de 5,2 milhões de euros".
Nestas intervenções estão incluídos melhoramentos urbanísticos na Rua da Madorninha (cerca de um milhão de euros), a requalificação da Rua Sara Afonso, com a introdução de uma rotunda, e do cruzamento com a Avenida Doutor Manuel Teixeira Ruela, com a introdução de semáforos. Estas intervenções ainda não foram concretizadas.
Outra das mudanças será a construção de uma rotunda na Circunvalação, debaixo do atual viaduto (no enfiamento da Teixeira Ruela), com uma ligação à zona industrial do Porto, pela Rua Fontes Pereira de Melo.
Salas de cinema na cobertura abrem no final do ano
A ampliação do NorteShopping vai permitir aumentar a área do centro comercial em mais 14 mil metros quadrados de área bruta, que se juntam aos atuais 54 689 m2. A intervenção inclui a relocalização dos cinemas (temporariamente fechados), que vão surgir na cobertura, com uma sala de 600 m2. A abertura das nove salas está prevista para o final do ano. Na antiga zona dos cinemas nascerá o "Galleria", uma oferta comercial mais exclusiva, com cerca de 20 lojas, que deverá ficar pronta no outono de 2020.
Outra saída da A28
José Pedro Rodrigues referiu que a Câmara está "em negociações"com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre para ser criada uma ligação da autoestrada à Rua Dr. Eduardo Torres, logo a seguir à saída de emergência do Hospital Pedro Hispano.
Três faixas
A A28 com três faixas de rodagem em cada sentido continua a ser uma aspiração da Autarquia. "A situação não pode ser ignorada pela tutela", frisou o autarca.