Possibilitar que a época balnear na praia da Vagueira (Vagos) decorra com as "condições mínimas", foi a origem da decisão de suspender as obras de reforço da costa e esporão nos principais meses do Verão.
Corpo do artigo
Os trabalhos de reforço da defesa aderente e de manutenção do esporão, que o Instituto da Água (INAG, IP) está a desenvolver na praia da Vagueira desde o passado mês de Maio, vão ficar suspensas durante os próximos meses de Julho e Agosto.
Segundo o presidente da autarquia, Rui Cruz, a Câmara, INAG e empreiteiro reuniram e chegaram a acordo, para "suspender as obras durante os principais meses de Verão, Julho e Agosto, retomando os trabalhos a 1 de Setembro".
Ainda que a paragem não abranja toda a época balnear, que nas praias do município de Vagos se inicia hoje e se estende até 15 de Setembro, a mesma irá incidir durante os meses de maior afluência de veraneantes, permitindo "salvaguardar" que a maior parte da época balnear na praia da Vagueira decorra com "as condições mínimas".
Devido às obras, contudo, a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, não poderá ser hasteada na Vagueira.
Os trabalhos que estão a decorrer "impedem o hastear da bandeira", mas "não a perda" daquele galardão, explicou o edil, para quem "o importante é a defesa de costa e requalificação da praia da Vagueira".
Após o fim das obras de reforço da defesa aderente e esporão da praia da Vagueira, deverão seguir-se outros trabalhos de requalificação na orla costeira do município de Vagos, resultado de dois projectos que envolvem o Instituto da Água, Administração da Região Hidrográfica e Câmara Municipal.
Segundo Carlos Neves, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do ambiente, prevê-se um "reforço dunar na área entre o Areão e a Vagueira", assim como a construção de estruturas de apoio nas duas principais praias vaguenses.
Na parte mais a sul da Vagueira será construído um estacionamento, uma lota e palheiros destinados à transferência das actividades ligadas à Arte Xávega.
As acessibilidades irão ser melhoradas através da construção de escadas e passadiços. Toda a orla costeira do concelho de Vagos será atravessada por passadiços, que ligarão depois aos concelhos de Mira (na praia do Poço da Cruz) e de Ílhavo (na praia da Costa Nova).
O presidente da Câmara, Rui Cruz espera que toda a requalificação das praias fique concluída "até Junho de 2010".