A Câmara de Estarreja anunciou, esta segunda-feira, que a feira de turismo ObservaRia passa a ter periodicidade bienal, para permitir melhorar a sua qualidade e promoção.
Corpo do artigo
A decisão de realizar a ObservaRia de dois em dois anos tem em vista permitir "um reforço na promoção do evento e a concentração dos recursos municipais, de forma a aumentar a sua dimensão e qualidade", segundo justifica a Câmara de Estarreja.
A edição de 2017 da ObservaRia deverá reunir expositores, palestras, workshops, ateliers, exposições, atividades de campo e passeios (pedestres, de barco, veículo elétrico e kayak) e tem já alguns especialistas confirmados, como a editora da revista Wildlife da BBC, Sheena Harvey e o autor sueco Erik Hirschfeld e Dale Forbes, da Swarovski Optik.
Inserido na 3ª edição da ObservaRia, feira dedicada ao turismo da natureza e à observação das aves, que se realiza no próximo ano de 06 a 09 de abril, decorrerá o "Estarreja Birdwatching Fair 2017", estando a autarquia a preparar uma "Pre Convention Tour", para trazer a Estarreja operadores turísticos e jornalistas dedicados ao turismo de natureza, tendo por objetivo a promoção antecipada do evento.
A convenção, organizada em conjunto com a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPT Centro de Portugal), visa reunir operadores turísticos e outros profissionais do setor, bem como jornalistas da imprensa especializada no turismo ambiental e na temática da observação das aves, procurando promover o certame a nível internacional.
Segundo a organização está já confirmada a presença de especialistas de "birdwatching", provenientes de diversos países europeus, com especial incidência para o Reino Unido, Escandinávia e Alemanha.
"A Câmara Municipal de Estarreja tem vindo a consolidar uma relação de parceria com a entidade do Turismo do Centro de Portugal e com a tendo em vista a promoção turística dos recursos do seu território e apostando, particularmente, nos produtos "turísticos de nicho", como o birdwatching", explica.
Na aposta turística para o concelho, a autarquia "tem procurado trabalhar em rede com os agentes turísticos que atuam em Estarreja, designadamente alojamentos locais, empresas de animação turística e de atividades de lazer e espaços de restauração mais emblemáticos".