<p>Uma violenta e repentina tromba de água, acompanhada de uma forte trovoada, surpreendeu, ontem de manhã, os habitantes da Rua do Poço Novo, em Brinches, concelho de Serpa. Oito habitações foram invadidas pela água, provocando inúmeros estragos materiais.</p>
Corpo do artigo
Pouco passava das 8.30 horas quando começou a chover intensamente. Num ápice, a água acumulada de um dos lados da Estrada Nacional 265 galgou o alcatrão e arrastou a lama dos quintais existentes nas traseiras das habitações para o interior destas, deixando um rasto de destruição.
As casas cujos quintais têm as paredes mais altas foram as mais atingidas. Foi o caso da habitação de Cristina Travessa, onde a lama atingiu quase dois metros, destruindo electrodomésticos, mobílias e roupas.
Funcionária do Lar do Centro Paroquial, Cristina foi avisada por uma vizinha e contou ao JN que quando chegou a casa, "era um horror, havia água e lama por todo o lado". Depois, ouviu o cão a ganir aflito e, entre lágrimas, recorda: "Se tenho o azar de abrir a porta para ajudar o bicho, entrava-me tudo casa dentro."
Num anexo, onde tinha os chamados grandes electrodomésticos, a moradora confessava "nem ter vontade de entrar". Apontando para um canto da sala vazio, com lamas nas paredes, conta que "as mobílias que ali estavam já foram atiradas para o lixo". "Não aproveitei uma tábua", remata.
Cristina Travessa disse ainda ao JN que o temporal se abateu sobre a aldeia "numa fracção de segundos". "Nos poucos instantes que demorei do lar até casa, foi o demónio", conta.
Na altura da tempestade António Lúcio Travessa, presidente da Junta de Freguesia de Brinches, estava em Monsaraz, a cerca de 70 quilómetros, mas tratou de regressar à aldeia.
Prejuízos por apurar
"Fizemos um levantamento dos prejuízos casa a casa, mas, ainda é muito difícil quantificar valores", assegurou. Acrescentou que os trabalhadores da Junta e da Câmara, com a ajuda da população, começaram, de imediato, a limpar as casas e a tentar retomar a vida normal.
Também em Moura, os bombeiros foram chamados ontem de manhã para 12 inundações em habitações e vias públicas, mas sem registo de casos graves.