Quase 400 bombeiros estão a combater os incêndios que deflagraram no concelho de Ourém e no concelho de Odemira.
Corpo do artigo
"O incêndio teve origem na localidade de Cercal [que fica no concelho de Ourém], mas os meios no local deram indicação de que o incêndio está todo na região de Leiria", disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria.
Segundo a mesma fonte, há "dois focos de incêndio que ardem com bastante intensidade".
De acordo com a página da Proteção Civil, às 16.15 horas, estavam mobilizados 192 operacionais, apoiados por 50 viaturas e quatro meios aéreos.
Face à "intensidade e grandeza" do incêndio, o comando está a proceder ao reforço de meios, a partir da região de Leiria e do Médio Tejo, esclareceu a mesma fonte.
O incêndio progride em zona de eucaliptal e pinhal, sendo as localidades mais próximas Vale Tacão e Sirois, aldeias do concelho de Leiria, próximas da fronteira com o concelho de Ourém.
"Não temos indicação de feridos nem da necessidade de evacuação de qualquer localidade", afirmou fonte do Comando Sub-regional, que também não tem informação de qualquer estrada principal interdita por causa das chamas.
Perto de 150 operacionais combatem chamas em Odemira
De acordo com a página da Proteção Civil, o incêndio que deflagrou às 14:49 deste sábado já mobilizou um total de 149 bombeiros, apoiados por 47 viaturas e quatro meios aéreos.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral indicou que as chamas estão a consumir uma zona de mato e pinhal, em Baiona, na freguesia de São Teotónio.
Às 17.23 horas o incêndio em povoamento florestal encontrava-se "ativo com alguma intensidade" e com "três frentes que ardem com alguma intensidade".
"As informações que temos do local indicam que os operacionais estão a fazer a prevenção a pontos sensíveis, como habitações e um parque de campismo em São Miguel", adiantou a mesma fonte.
No combate ao incêndio estão várias corporações de bombeiros do litoral alentejano, Algarve e Baixo Alentejo.