As contas da Metro do Porto referentes ao ano passado foram aprovadas em Assembleia Geral, refletindo um aumento de 8% das receitas (mais 63,9 milhões de euros) e de apenas 0,5% nos custos da operação (45,6 milhões).
Corpo do artigo
"Já o EBITDA do exercício foi de 52,9 milhões de euros (mais 72,3% do que no período homólogo de 2022). A Metro do Porto atingiu ainda uma taxa de cobertura global de 120,2%", destaca a operadora, em comunicado.
Num ano marcado pelo recorde de validações - 79 milhões, mais 21,4% face a 2022 -, a empresa conseguiu atingir uma taxa de satisfação dos clientes de 83,7 pontos (numa escala de 0 a 100).
"A nível de produção quilométrica, nota para o aumento de 3,3% para 8,6 milhões de quilómetros percorridos. Por seu turno, a velocidade comercial média da rede foi de 26km/h e a taxa de ocupação subiu 3,4 pontos, alcançando os 22,3%", contabiliza a Metro.
"A par das verbas investidas, está um retorno de benefícios ambientais e sociais da operação da Metro do Porto que, em 2023, andaram na ordem dos 250 milhões de euros", acrescenta o comunicado.