Informação concentrada no Centro Municipal de Proteção Civil, vigilância com drones e imagens em tempo real.
Corpo do artigo
Uma grande operação, articulada entre a Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários e Sapadores de Viana do Castelo, PSP, GNR, INEM, Unidade Local de Saúde do Alto Minho e Polícia Marítima, será colocada em marcha hoje, duas horas antes do início do Desfile da Mordomia, para garantir que a maior romaria do país decorra em segurança e com meios de socorro em prontidão.
A saída à rua de milhares de peças em ouro é uma das muitas preocupações das autoridades. Habitualmente, as mordomas circulam não só sob vigilância da polícia, mas também de familiares e até de segurança privada.
Segundo a vereadora da Proteção Civil da Câmara de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, o dispositivo especial das festas prevê, este ano, informação centralizada no Centro Municipal de Proteção Civil, vigilância com drones e transmissão de imagens em tempo real, um posto de coordenação de eventos - com primeiros socorros, operacionais e veículos - instalado no centro da cidade [junto à Biblioteca Municipal] e centros de saúde a funcionar em horário alargado.
Aplicação serve de guia
Foram criados parques de estacionamento alternativos, nos arredores da cidade, para autocarros, caravanas e ligeiros, com transporte gratuito em autocarro para o centro.
A aplicação "Romaria na Algibeira" servirá de guia à população, visitantes e turistas, com toda a informação útil, desde o próprio programa das festas, a indicações sobre como chegar, trânsito, parques de estacionamento disponíveis, transportes, instalações sanitárias, farmácias e Proteção Civil. Este ano pela primeira vez, a aplicação de navegação Waze, informará dos condicionalismos.
Escuteiros darão apoio na orientação de passageiros na estação da CP, situada em plena cidade. E o Exército reforçou também, nestes dias, a vigilância no monte de Santa Luzia e arredores.
"Estamos a reforçar meios porque com as notícias da "cidade mais acolhedora do Mundo" e com os eventos que têm acontecido, e colocado Viana do Castelo nas redes sociais, achamos que vamos ter procura e isso já está a acontecer nestes dias. Por isso, tivemos de ter mais cuidado quer na parte da mobilidade, quer na segurança das pessoas", indicou Fabíola Oliveira.
Programa destaca fé, etnografia, história, ouro e sal
O Desfile da Mordomia de hoje, com as suas mil mulheres trajadas à vianesa, marca o início da programação mais forte da Romaria da d"Agonia. O próximo grande evento, será o cortejo histórico etnográfico, que sairá amanhã à rua, a partir das 16 horas, com o tema da flor como elemento decorativo dos trajes, bordados, lenços e ourivesaria minhotos. Vão desfilar 34 carros alegóricos e cerca de três mil figurantes, entre eles, o campeão olímpico Iúri Leitão, e a sua namorada.
Domingo é dia de Procissão Solene e na segunda-feira à noite a população da Ribeira de Viana usará cerca de 40 toneladas de sal colorido para preparar tapetes nas seis ruas, que nos dia seguinte assistirão à passagem dos andores da Procissão ao Mar.
O 20 de agosto é dia da padroeira dos pescadores, e aquela procissão naval é uma autêntica manifestação de fé, da comunidade piscatória.
"Vai ser deslumbrante"
A imagem da Senhora d"Agonia será transportada na embarcação de pesca "Deus Quer", pertencente ao armador Alfredo Gonçalves, de 66 anos, conhecido por "Alfredo Esposendeiro" [por ser natural de Esposende] e comandada pelo seu filho Vítor [mestre].
"Acho que este ano vai ser deslumbrante. Vai ser tudo a rigor como manda a tradição. Tudo nos trinques", garantiu Alfredo, confessando uma fé imensa na Senhora d"Agonia.