A autarquia de Barcelos aprovou, em reunião de Câmara, o orçamento para 2025, no valor de 140 milhões de euros, o maior montante de sempre.
Corpo do artigo
Do montante a investir no próximo ano, a educação leva a maior fatia (13,5 milhões), seguido da saúde, com 11 milhões de euros destinados à construção do novo Centro de Saúde de Barcelos e à reabilitação de mais quatro unidades similares.
O autarca barcelense, Mário Constantino, diz tratar-se de um orçamento “ambicioso, exigente, rigoroso, consistente, confiante e promovedor da coesão social e territorial”. “É ambicioso e exigente porque inscreve inúmeras e importantes obras, muitas delas no âmbito dos financiamentos do PRR, cujo limite temporal para a sua execução é junho de 2026”, referiu o edil.
E acrescentou: “É rigoroso e consistente, porque assentando na otimização dos recursos financeiros, os aloca a projetos que, no seu conjunto, visam suprir lacunas estruturais e promover o desenvolvimento equitativo e integral do nosso concelho”.
Os números do orçamento
O valor global do orçamento para 2025 supera em mais de 16 milhões o deste ano, superior em 43 milhões ao de 2023 e superior em 54 milhões de euros ao de 2022. Dos 140 milhões de euros, mais de 98 milhões serão provenientes de receita corrente e cerca de 41 milhões de receita de capital.
Quanto à despesa, 79 milhões dizem respeito a despesas correntes e 61 milhões destinam-se a despesas de capital, ou seja, investimento em obras públicas. Destaque, também, a previsão de uma poupança corrente de mais de 19 milhões de euros, montante que será afeto a investimento, daí a previsão de mais de 60 milhões para esta rubrica.
Por outro lado, pelo terceiro ano consecutivo não haverá quaisquer aumentos das taxas previstas nos regulamentos municipais, nem das taxas tributárias dos impostos.