Há 170 máquinas inscritas na Rampa Histórica, onde vai ser possível ver um Bentley que fez as 24 horas de Le Mans na década de 1920, mas também um moderno SF90, o primeiro modelo híbrido da Ferrari.
Corpo do artigo
A vila do Caramulo, no concelho de Tondela, é conhecida pelo seu Museu Automóvel e pela Rampa Histórica que anualmente ali é realizada. Porém, à volta deste evento, há muitas outras atividades ligadas aos automóveis e até às motas e aos aviões a acontecer: trata-se do Caramulo Motorfestival que se realiza de sexta-feira a domingo.
É uma oportunidade para ver de perto o Adamastor Furia, o primeiro supercarro de produção nacional, o Kimera 037, uma reinterpretação do mítico carro de rali da Lancia ou o Ford GT40, criado pela marca americana para derrotar a Ferrari em Le Mans, na década de 60. Passeios dos vários clubes automóveis nacionais, demonstrações, exposições temáticas e a presença de pilotos como John Watson, Luca Betti, Edgar Fortes, entre outros, são razões para dar um salto ao Caramulo, este fim de semana.
Foto: Direitos reservados
A Rampa Histórica do Caramulo disputa-se nas categorias Speedmasters (velocidade) e Chronomasters (regularidade). A prova, com 170 participantes, arranca na sexta-feira às 10 horas com o "warm up", e prossegue no sábado e no domingo, com partida às 8 horas e 30 minutos em ambos os dias. No museu, além da exposição permanente, há duas mostras temáticas: "The Fittipaldi Collection" e "A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores".
Ainda há quem diga, quando alguém acelera, que está a guiar "à Fittipaldi". No Caramulo Mortorfestival há uma exposição que retrata a vida deste piloto brasileiro que, antes de Nelson Piquet e de Ayrton Senna, foi bicampeão do mundo de Fórmula 1 (1972 e 1974) e de Fórmula Indy (1989). A história da carreira deste campeão carismático é contada pelas máquinas que pilotou.
Assinalando os 80 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, o Caramulo MotorFestival apresenta uma mostra inédita de veículos originais de ambos os lados do conflito, acompanhados por centenas de artefactos de época. A experiência é enriquecida por um percurso imersivo em realidade virtual, que transporta os visitantes para cenários emblemáticos do conflito.
Foto: Direitos reservados
Ouvir o ronco do V6 do superdesportivo nacional
Entre os automóveis que poderão ser vistos no Caramulo, há bombas como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, os inesquecíveis Lancia 037 e a sua reinterpretação contemporânea, o Kimera, o Mercedes-Benz 300 SL "asas de gaivota", o LaFerrari com o seu V12 e muitos outros. Para muitos será a primeira oportunidade de ouvir o ronco do V6 biturbo do primeiro supercarro português, o Adamastor Furia, que vai captar muitas atenções. Além dos carros, o visitante pode cruzar-se com figuras como o ex-piloto de Formula 1 John Watson ou o ex-piloto de ralis e fundador da Kimera Luca Betti.
Para os proprietários de carros Porsche, Ferrari, Alfa Romeu, Mini, Mazda MX-5, Mustang, Citroen clássicos, entre outros, há passeios temáticos. Entre as jóias do passado, destaque para a oportunidade de recordar os UMM que participaram no Paris-Dakar, entre 1982 e 1984, os Bentley 3 Litre Speed, Ford GT40, o Renault 5 Turbo 2 Tour de Corse e o Jaguar XJR-5.
Foto: Direitos reservados
Motas e aviões também têm lugar
Para quem prefere as duas rodas, há a Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motas.