Águeda terá um novo chamariz no centro da cidade na época festiva que se aproxima. A Autarquia está a montar, no Largo 1º de Maio, um Pai Natal gigante, com 21 metros de altura, que será iluminado por 250 mil lâmpadas LED e coberto com milhares de fitas natalícias.
Corpo do artigo
Além de ter como objetivo levar gente ao município, promovendo também o comércio local, a instalação vai concorrer ao Guinness, para tentar arrecadar o título de maior Pai Natal do Mundo com aquele tipo de iluminação.
Apesar de ainda só metade da instalação estar concluída, o elemento fora de vulgar já começa a chamar a atenção dos curiosos que passam no local. "Vamos tentar que esteja concluído a 29 de novembro. Se não conseguirmos, a 5 de dezembro estará com toda a certeza pronto para ser ligado", adiantou, ao JN, Edson Santos, vereador da Câmara Municipal de Águeda, adiantando que vão candidatar a estrutura ao Guinness. "Estamos a estudar o que é necessário para a candidatura. Será, pelo que já pesquisámos, o maior Pai Natal do Mundo com lâmpadas LED, apesar de mesmo sem essas lâmpadas julgarmos que é o maior".
O boneco gigante está a ser montado junto ao rio, numa zona nobre de Águeda, também perto do comércio local. Resulta de um investimento de 40 mil euros (mais IVA) e vai juntar-se à restante iluminação de Natal que será montada na Baixa da cidade. A grande estrutura, que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos, foi alugada, pela Autarquia, a uma empresa que a detém e que, ao longo dos anos, tem vindo a aumentar a sua altura, que chega, este ano, a uns imponentes 21 metros, suportados por uma base de nove por 12.
Dentro de poucos dias acendem-se as luzes, que só se vão apagar após o final da época festiva, em data ainda não divulgada.