O Parlamento Europeu respeitou hoje, quarta-feira, no início da sessão plenária de dois dias que se realiza em Bruxelas, um minuto de silêncio em memória das vítimas mortais do mau tempo de sábado na Madeira.
Corpo do artigo
O Presidente da assembleia, o polaco Jerzy Buzek, fez antes do recolhimento dos eurodeputados uma pequena intervenção sobre a tempestade que assolou a ilha portuguesa e enviou as condolências às famílias das vítimas.
"Nestes dias tristes sentimo-nos próximos em pensamento e oração aos familiares das vítimas" da calamidade da Madeira e também do desastre ferroviário que ocorreu na Bélgica, disse Jerzy Buzek.
Os deputados europeus irão também realizar esta noite um debate sobre a situação de calamidade causada pelo mau tempo na Região Autónoma portuguesa que será introduzido por uma declaração da Comissão Europeia sobre a questão.
Entretanto, está a ser preparada a aprovação de uma "resolução" (declaração política) proposta conjuntamente pelos 22 eurodeputados portugueses e a ser aprovada na sessão plenária de Março do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
De acordo com os últimos números revelados pela secretária regional do Turismo da Madeira, Conceição Estudante, a estimativa do Governo regional mantém-se nos 42 mortos, tendo dado entrada na morgue 39 corpos, 37 dos quais foram já autopsiados. Permanecem ainda desaparecidas 18 pessoas.