O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, tem atualmente 446 animais à disposição dos visitantes, anunciou, esta segunda-feira, a Fundação Assistência e Desenvolvimento e Formação Profissional, proprietária do espaço.
Corpo do artigo
Aberto em junho de 2009, para mostrar a fauna nacional, o parque conta com 217 animais, de 31 espécies, na Quinta Pedagógica, e 229, de outras 46 espécies, na zona de Vida Selvagem.
"O Parque Biológico da Serra da Lousã já foi visitado por mais de 85 mil pessoas e uma das suas características, únicas em Portugal e no mundo, é criar emprego e postos de trabalho para pessoas com deficiência e/ou doença mental", destaca a Fundação ADFP, em comunicado.
Na Quinta Pedagógica, o objetivo é mostrar e preservar raças autóctones tradicionais que geraram riqueza e sustentabilidade na agropastorícia nacional durante séculos, enquanto a Zona de Vida Selvagem pretende ser a melhor coleção nacional de animais que "povoam, ou povoaram, o território português continental".
A Fundação ADFP salienta, no comunicado, que o Parque Biológico possui linces e ursos pardos que já não se encontram em liberdade no território português, além de possuir um "labirinto vivo de árvores de fruta", único no mundo.
O parque, inserido numa vasta área da Quinta da Paiva, possui ainda um conjunto museológico em expansão, com oficinas de artes e ofícios tradicionais, no qual pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida produzem artesanato variado.