Abriu ao público, este domingo, ao cair da noite, a iniciativa "Floresta Encantada" na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, uma das cinco portas oficiais do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). É a primeira vez que aquela entrada acolhe um certame dedicado ao Natal.
Corpo do artigo
O público poderá desfrutar de um trilho iluminado pelo meio da floresta com cerca de 1200 metros, atravessar um túnel secreto, um mini-bosque de pinheiros de Natal, uma aldeia de duendes e uma zona de borboletas.
Trata-se de um evento, que já existia naquele mesmo concelho, nas Lagoas da Travanca, em Cabana Maior, e que na última edição foi invadido pelo público, surpreendendo a organização e até colocando em risco os visitantes, por falta de condições de segurança e até de estacionamento para acomodar a elevada procura. A anterior organização fala em "70 mil visitantes" em 2023.
Neste Natal, a iniciativa renasceu num novo local, com entrada paga (2 euros), e com a organização a cargo de vários parceiros, entre eles câmara municipal de Arcos de Valdevez, Ardal, baldios e junta de freguesia de Cabanas Maior.
Garantem que está assegurada melhoria das condições de acolhimento de pessoas de todas as idades e condição física, cinco parques de estacionamento e outras tantas instalações sanitárias.
A “Floresta Encantada” será um das atrações da programação dedicada à quadra natalícia, em Arcos de Valdevez, e que se prolongará deste domingo até 12 de janeiro,
No Parque Nacional da Peneda-Gerês existem cinco Portas: do Mezio (Arcos de Valdevez), do Lindoso (Ponte da Barca), de Lamas de Mouro (Melgaço), de Campo do Gerês (Terras de Bouro) e de Montalegre (Montalegre).
A "Mata do Mezio", em parte agora iluminada, representa "um laboratório vivo de observações e interpretações dos valores naturais".