Hotel no Mezio "porta de entrada" para turismo de natureza de todo o Mundo
Um novo hotel de quatro estrelas vai entrar em atividade na primeira semana de setembro, junto a uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a do Mezio, em Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
Trata-se de uma unidade vocacionada para o turismo de natureza, com 41 quartos e que criará 25 postos de trabalho. O empreendimento representa um investimento de mais de três milhões de euros e envolve uma parceria da empresa Mesosystem (proprietária) com o grupo hoteleiro espanhol Silken, e resultou da recuperação de um hotel de luxo que estava encerrado há cerca de oito anos. Foi inaugurado esta sexta-feira com a presença da proprietária Ana Casas, e dos secretários de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Ambiente, João Manuel Esteves.
"Será aberto ao público oficialmente na primeira semana de setembro. Estamos nos retoques finais e também à espera da implementação dos canais normais de comercialização", afirmou Alexandre Almeida, porta-voz da empresa proprietária, indicando que a oferta hoteleira do novo hotel "Silken Mezio National Park, "será alargada num futuro muito próximo". Revelou que está prevista "uma expansão" do hotel que "permitirá ter uma operação mais alargada e será o início das operações hoteleiras do grupo".
Alexandre Almeida sublinhou que aquela unidade tem para a oferecer, além de conforto e bem-estar, a possibilidade de usufruir do "vagar". "O grande ativo que temos aqui na Peneda-Gerês é a natureza e, sobretudo, a autenticidade. Não só as pessoas usufruírem do turismo mais vagaroso, que valoriza o tempo que passa e não o consumo em massa e em linha de monumentos, que tem uma grande valia, mas que nos habituamos quase a fazer em ritmo de corrida, de sprint", notou aquele responsável, sublinhando que o novo projeto foi buscar à espanhola Silken "as competências, o conhecimento de gestão e a garantia de acesso aos mercados".
A parceria empresarial ibérica foi enaltecida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, tendo em conta que Portugal e Espanha "são a maior plataforma de receção de turistas de todo o Mundo". "Portugal com 30 milhões de turistas e Espanha com 94 milhões, têm cerca de 130 milhões de pessoas que vêm à Península Ibérica por ano, o que faz dela a maior plataforma de receção de turistas do Mundo, mais do que os EUA, França e Itália", vincou, recordando ainda que Portugal "está a consolidar uma tendência de crescimento" em termos de Turismo, "da ordem dos 30 mil milhões de euros". "Em 2035 chegaremos praticamente aos 50 mil milhões de euros", indicou.
João Manuel Esteves, atualmente Secretário de Estado do Ambiente, ex-autarca de Arcos de Valdevez e que foi considerado "o pai" daquele empreendimento turístico, aplaudiu a nova oferta hoteleira e a concretização do projeto num curto espaço de tempo [nove meses].