Parque Urbano inaugurado nos 50 anos do 25 de Abril com homenagem a Salgueiro Maia
“Salgueiro Maia”, um dos capitães do Exército Português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal, vai ser nome de praça no novo Parque Urbano da cidade do Marco de Canaveses, por proposta da Associação dos Amigos do Concelho do Marco de Canaveses.
Corpo do artigo
A inauguração está marcada para as 15 horas do dia 25 de abril, com um concerto da Orquestra do Norte e com a apresentação da segunda fase do parque.
O parque verde (1.ª e 2.ª fase) terá uma área total de 4,4 hectares, ocupando os terrenos desde o antigo parque radical até às bombas de combustível, localizadas junto à variante da cidade (avenida Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses). O projeto contempla uma área de receção, praça central, anfiteatro bancada, parque infantil, área de piquenique, mobiliário urbano, sanitários públicos, iluminação, escadaria em granito, prados e relvados dotados de rede de rega sustentável.
A 1.ª fase da obra representa um parque de lazer multifuncional de 14 mil metros quadrados que, pelas contas da autarquia, teve um custo de 1,2 milhões de euros.
A 2.ª fase terá o dobro do tamanho com uma estimativa de investimento de 2,5 milhões de euros e “irá avançar este verão para ter o parque concluído no próximo ano”, garante a autarquia.
A construção do parque urbano da cidade do Marco de Canaveses resulta de uma obrigatoriedade imposta por uma permuta de terrenos que a autarquia marcuense, à data presidida por Avelino Ferreira Torres, fez com um promotor imobiliário.
O negócio, porém, só foi concretizado pela gestão do PSD, de Manuel Moreira, após a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), e, agora, está a ser construído pelo atual executivo municipal liderado por Cristina Vieira (PS). “ Numa cidade cada vez mais urbanizada, é fundamental preservarmos e promovermos áreas verdes, oferecendo espaços de tranquilidade, convívio e lazer para todos”, justifica a autarca local.