Quadros em carbono estão a ser concebidos pela primeira vez em Portugal, na Carbon Team, que terá a produção mais significativa da Europa, com 25 mil componentes por ano.
Corpo do artigo
Nasceu a pedido dos clientes e para colmatar uma falha existente na Europa. A Carbon Team, instalada no Interior, na zona industrial de Campia, Vouzela, é a primeira do país a produzir o principal componente da bicicleta em fibra de carbono, na quantidade mais significativa da Europa (25 mil por ano) e com o modelo menos pesado que se conhece.
"Temos o quadro de bicicletas mais leve do Mundo, aprovado e validado em laboratório. Pesa 770 gramas, em vez dos habituais 1,100 quilogramas", explica, ao JN, Emre Ozgunes, diretor- -geral da Carbon Team.
A diferença de peso explica-se com o facto do modelo concebido na fábrica de Campia ser uma única peça, sem colagens. "O nosso quadro é uma peça única, o que faz com que pese entre 20% e 30% a menos", explica Vital Almeida, gerente da Carbon Team, que aponta ainda as vantagens de serem mais resistentes. "Este é um quadro que reage menos ao frio ou ao calor. Não dilata como os quadros de alumínio", acrescenta o diretor-geral.
100% para exportação
A Carbon Team está vocacionada para produzir estes componentes para quem faz um uso diário da bicicleta, exportando 100% do que produz. "Os nossos clientes são da Holanda e da Alemanha, que usam bicicletas no dia a dia, em que o peso do quadro influencia na autonomia de uma bicicleta com motor e bateria", explica Emre Ozgunes.
O pavilhão com 9000 metros quadrados, construído entre outubro de 2019 e dezembro passado, obrigou a um investimento de 8,4 milhões de euros. Em 2024, deverá empregar 120 pessoas, que irão produzir 25 mil quadros em carbono por ano e ter uma faturação anual de 15 milhões.
" A produção na Europa de quadros de bicicleta em carbono é residual, cerca de mil por ano, quando o consumo é de 550 mil anuais", explica o gerente da Carbon Team. É a Ásia que produz a quase totalidade destes componentes, demorando muito tempo a satisfazer as encomendas. "Os prazos de entrega chegam a ser de ano e meio. Só o tempo de transporte é entre um mês, mês e meio", explica Vital Almeida.
No caso da Carbon Team, que ainda está a mostrar o modelo que está a fazer e a demonstrar a capacidade de produção aos atuais clientes de quadros em alumínio, irá fazer entregas semanais. "Só precisamos que o cliente nos dê um mês firme", garante Vital Almeida.
A empresa instalou-se em Campia, por estar a 20 minutos de Águeda e não só. "Fomos muito bem recebidos pelas entidades de Vouzela, onde conseguimos colmatar a falta de mão de obra, justifica Emre Ozgunes.