Licenciado em Engenharia Aeroespacial, Pedro Neto Monteiro está a fazer o mestrado em Gestão e Engenharia Industrial no Instituto Superior Técnico (Lisboa), onde completou a licenciatura, e é a nova voz da academia de Lisboa. O jovem de 23 anos foi o escolhido para liderar a Federação Académica de Lisboa (FAL).
Corpo do artigo
Natural de Viseu, arribou na capital com 17 anos. "Uma das motivações para ter tomado algumas posições no movimento associativo foi ter sentido dificuldades em ser estudante deslocado", lembrou Pedro, definindo, "sem sombra de dúvida", a questão da habitação estudantil como uma prioridade do mandato à frente da FAL.
Uma das reivindicações do movimento estudantil e da FAL é o cumprimento do plano nacional para o alojamento no Superior. "Seria um passo muito importante na resposta à falta de habitação estudantil", conta Pedro Monteiro, lembrando que "´é muito difícil viver em Lisboa com uma renda média de 485 euros" por quarto. Os números são do Observatório do Alojamento Estudantil, recolhidos na semana em que tomou posse. E metade da oferta está no mercado paralelo, diz.