A mordoma da próxima edição das festas de Nossa Senhora d"Agonia, em Viana do Castelo, vai ser escolhida, pela primeira vez, através de um concurso a que pode concorrer qualquer mulher entre os 18 e os 35 anos.
Corpo do artigo
As candidatas podem inscrever-se até 30 de abril no site oficial da romaria e a vencedora será selecionada entre 20 finalistas. Dará depois rosto ao cartaz da festa e apresentar-se-á na romaria de 14 a 22 de agosto. É a primeira vez que a escolha da mordoma da romaria d"Agonia é feita desta forma.
Até agora, a seleção do rosto feminino que simbolizava as festividades e que desfilava perante o público nos principais momentos estava dependente do concurso de cartazes. Os candidatos apresentavam as suas propostas, com design e fotografia, em função de uma mulher escolhida por eles. O cartaz vencedor ditava quem seria a mordoma.
Nesta edição, a entidade organizadora da romaria, a VianaFestas, escolherá a protagonista e convidará três designers para conceberem o cartaz com ela. Após inscrição das candidatas, será realizado a 17 de maio um evento público para apresentação das 20 finalistas devidamente trajadas e ouradas. A apresentação do cartaz está prevista para 21 de junho.
"Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora", concluiu o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, num comunicado divulgado esta quarta-feira, informando que o novo regulamento para escolha do cartaz da festa de Nossa Senhora d"Agonia "vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma".