O mais eclético festival de desporto motorizado de Portugal está de regresso à cidade de Penafiel. Nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Penafiel Racing Fest promete muita adrenalina, com mais de 500 pilotos em competição, que irão dar espetáculo às mais de 150 mil pessoas esperadas em Penafiel.
Corpo do artigo
O evento, uma “referência no calendário desportivo nacional e internacional”, promete não desiludir e contará com um momento de homenagem a um dos seus fundadores, o piloto Joaquim Santos, com a inauguração de uma escultura que o eternizará na sua cidade natal.
Na apresentação do evento, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, falou de “uma festa do desporto automóvel”, que deixou de ser apenas “uma festa de entretenimento”, já que hoje tem uma maior dimensão competitiva, com várias provas dos campeonatos nacionais da modalidade. “É já uma referência no nacional, um momento incontornável no calendário das atividades desportivas do nosso país. É uma marca que ficará para um futuro muito longo no nosso concelho”, acrescentou.
Seis modalidades
Numa organização conjunta da Câmara e da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural (CDDC), contando ainda com a parceria de vários clubes e instituições do concelho, o Penafiel Racing Fest terá provas de seis modalidade âncora: Super Enduro, a contar para o Campeonato Nacional, Trial Urbano 4x4, Drag Racing (uma prova de aceleração entre dois veículos), Motos 50cc, Rally de Clássicos e Rally Taça Joaquim Santos, também esta para o campeonato nacional, com seis países representados. E há uma novidade. “Este ano vamos ter a felicidade de trazer cá pela primeira vez o Campeonato Nortex4 Ultra4 Europa Sul ”, anunciou Óscar Coelho, da CDDC. A prova, que pontua para a 1.ª Liga Europeia da modalidade, promete transformar Penafiel no epicentro europeu do off-road extremo.
Além disso, haverá ainda provas de radio modelismo, uma corrida de lentos, o Street Basket – todas elas com uma vertente inclusiva para pessoas com necessidades especiais –, e o Rally Kids. “Todas estas modalidades são importantes, sendo depois complementadas com os nossos palcos, com boas bandas e bons dj’s, assim como o nosso espaço de exposição, dedicados a empresas da área. E tudo isso é que faz com que este evento seja um sucesso”, acrescentou.
Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vereador com o pelouro do Desporto, destacou a apoio que o Porto e Norte de Portugal realizou com o evento o ano passado e que se manter este ano, sendo inclusive reforçada, sendo tal reflexo da importância que o evento tem. “Ficaram com a clara noção de que o Penafiel Racing Fest além de atrair muitos visitantes, é também um instrumento de promoção territorial de Penafiel, da região do Tâmega e Sousa, do Norte do país, não só em Portugal, mas também no Norte de Espanha e para além da Península Ibérica, porque são cada vez mais os visitantes e pilotos internacionais que participam nesta iniciativa”, referiu.
Falando de “um grande festival”, desenhado “na lógica do espetáculo”, destacou a sua capacidade “de proporcionar às pessoas que o visitam um espetáculo agradável”, mas também aos pilotos, que sentem “o apoio das pessoas, a proximidade e a envolvência de todo o concelho”.
Este ano, no fim de semana do Penafiel Racing Fest, vai ser prestada uma homenagem ao piloto penafidelense Joaquim Santos – que dá o nome à prova rainha do evento – e a Câmara Municipal de Penafiel vai inaugurar uma peça escultórica no centro da cidade. “Uma peça absolutamente notável daquele que foi o maior de sempre nos desportos motorizados, que é nosso cidadão honorário e pelo qual temos uma admiração sem limites”, explicou Antonino de Sousa.