O novo "Centro de Cyclin"Portugal - Quadrassal, entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela, inaugurado ontem, pode ser uma lufada de ar fresco na atração de amantes de ciclismo a Trás-os-Montes "porque o turismo tem mais uma oferta", afirmou Benjamim Rodrigues, autarca macedense.
Corpo do artigo
Trata-se de um espaço para a prática de BTT-XC que agrega nove percursos de diferentes níveis de dificuldade e que terá dois centros de apoios, um na antiga estação ferroviária de Cortiços, em Macedo de Cavaleiros, e outro na Escola Primária de Vale de Lobo, em Mirandela.
Ambos os edifícios estavam devolutos e foram recuperados para funcionar como portas de entrada, onde é possível descansar, fazer a manutenção das bicicletas e ver os mapas dos percursos e o grau de dificuldade.
"É uma forma de aproveitar património que está no meio rural com projetos alavancados com fundos europeus. É importante a recuperação de imóveis e da sua envolvente para algo útil ao longo da Rede Natura e para o ciclismo, que é muito praticado nestes territórios", explicou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Investimento de 230 mil euros
A concretização do projeto exigiu um investimento de 230 mil euros, suportados pelas duas câmaras, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). "Aqui na estação de Cortiços, dois dos principais edifícios estão utilizáveis, mas queremos recuperar todo o espaço", afirmou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
Nas portas de entrada existem valências necessárias aos praticantes da modalidade, nomeadamente sanitários, balneários, quiosque digital, estação de carregamento para e-bikes e uma estação de serviço para lavagem e pequenas reparações