Um peregrino está a fazer a sua centésima caminhada a Santiago de Compostela, que coincide com a realização da quinta rota da Geira e dos Arrieiros, partindo de Braga e passando através da Serra do Gerês, pela Via Romana XVIII, Geira ou Via Nova.
Corpo do artigo
O peregrino galego revelou esta segunda-feira ao JN “esperar chegar amanhã a Santiago de Compostela”. “Havendo fé ultrapassam-se sempre a chuva, o frio e o vento”.
Tonho Alves Picallo contou que desde o ano de 2009 realiza os Caminhos de Santiago "como peregrino e a partir de 2012 já como Guia Oficial de Turismo da Galiza, organizando há cinco anos caminhadas sozinho ou com quem me quer acompanhar”.
“Mais de metade das minhas caminhadas destinaram-se também a promover causas solidárias, sob o lema ‘um caminho, uma causa’, esta é uma grande paixão, pois o meu trabalho é em Santiago de Compostela, como guia turístico na cidade”, explicou.
Entretanto, Tonho, de 45 anos, muito conhecido entre os romeiros compostelanos, agradeceu ao presidente da Delegação de Braga da Associação Espaço Jacobeus, “todo o apoio prestado na cidade de Braga, que fiquei assim a conhecer muito melhor”.
“Gostei muito também de visitar aquela fonte com a imagem de Santiago de Compostela numa rua empedrada típica de Braga, a Rua da Boavista, na zona Cónega”, acrescentou Tonho Picallo, destacando “a beleza do centro histórico da cidade de Braga”.
A partir de Braga, passando por Amares, Tonho Alves Picallo subiu até Terras de Bouro, realizando o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que coincide com a Via Romana XVIII, onde há um elevado número de miliários, padrões que assinalam as milhas.
Após percorrer a Bouça da Mó, em plena Mata de Albergaria, o “coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o peregrino atravessou a Fronteira da Portela do Homem, entrando por Lobios, a primeira localidade da província de Ourense, na Galiza.
