Os utilizadores da EN206 que liga Famalicão a Guimarães exigem a realização de “obras urgentes” naquela via. O estado de degradação da estrada foi noticiado no JN, tendo a Infraestruturas de Portugal afirmado que ia lançar um concurso público "em breve".
Corpo do artigo
“Nós, cidadãos trabalhadores e residentes nos concelhos de Famalicão e Guimarães, exigimos a realização de obras urgentes na Estrada Nacional 206 que liga as nossas cidades”, lê-se na petição pública criada na quarta-feira. “A situação atual dessa estrada é precária e apresenta diversos problemas que afetam a segurança e o conforto de todos os motoristas que por ela transitam diariamente, continua o documento.
Buracos e irregularidades no pavimento, sinalização precária e falta de iluminação são alguns dos problemas enumerados. “Durante a noite, a iluminação da estrada é escassa, o que compromete a visibilidade dos condutores e aumenta os riscos de acidentes”, apontam. Por outro lado, os utilizadores referem ainda, a ausência de passagens seguras para peões e consideram “necessário que a Estrada Nacional 206 receba uma atenção especial e recursos financeiros adequados para solucionar esses problemas de forma urgente”.
“Solicitamos que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para realizar obras de melhoramento e manutenção na Estrada Nacional 206 entre Famalicão e Guimarães, garantindo assim a segurança e o bem-estar de todos os utilizadores”, conclui a petição.
Tal como avançou o JN, em janeiro, o Governo deu luz verde à reabilitação de fundo da via autorizando a realização de despesa para a obra. Isto permite que o concurso público para a empreitada seja lançado, algo que deverá acontecer em breve, segundo a Infraestruturas de Portugal.
A obra abrange 15 quilómetros de via e prevê a construção de duas rotundas (em S. Martinho e Vermoim), reabilitação do pavimento, melhoria das condições de segurança e sinalização.