<p>A recente alteração das placas informativas na A25, entre a praia da Barra e Aveiro, estão a "atirar" os automobilistas para Lisboa através da A8, uma auto-estrada que começa um pouco abaixo de Leiria. "É um erro que tem de ser corrigido", diz Ribau Esteves. </p>
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O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, vai questionar a Ascendi, concessionária da A25, sobre a recente alteração de placas informativas no percurso entre a praia da Barra e Aveiro que estão a "atirar" os automobilistas para a Lisboa através da A8, uma auto-estrada que se inicia na zona de Leiria, logo após o fim da A17.
"É um erro que tem de ser corrigido", comentou, ao JN, o autarca de Ílhavo. "Vamos contactar com o concessionário, ver o que tem a dizer e depois tomaremos uma posição, mas o certo é que aquilo que lá está tem de ser corrigido", disse.
Na realidade, um automobilista que circule na A25 a partir da praia da Barra e tenha de se dirigir para o Porto, por exemplo, só praticamente em cima do nó da A29 é que tem informação sobre a possibilidade de se dirigir para o Norte pela A29 ou A1 ou para Sul pela A1 ou A17. Até lá, não encontra nenhuma informação, a não ser A8 Lisboa ou A25 Viseu (que não é o final da auto-estrada). Também a sinalização para o porto de Aveiro não é a mais correcta. As placas indicam porto de Aveiro Este ou Oeste, "designações que ninguém conhece", como observou o presidente da Câmara de Ílhavo ao JN, já que o que existe é o Terminal Norte ou Sul.
A concessionária da A25, Ascendi, contactada, pelo JN, refere que as alterações à sinalização na A25 "teve como base o normativo em vigor, que determina que se associe ao destino final do eixo a última via do percurso, ou seja, A8 Lisboa no percurso norte-sul e A29 Porto no percurso inverso" e que foram aprovadas pelo organismo regulador.
Sobre as designações de "Porto de Aveiro Este e Oeste", a Ascendi refere que não foram alteradas e que existiam "quando a operação da via foi confiada".
