A Polícia Municipal do Porto e a STCP uniram-se para promover um curso de defesa pessoal para os motoristas dos autocarros da operadora, que são, "algumas vezes", vítimas de tentativas de agressão.
Corpo do artigo
"Dotá-los de ferramentas para legítima defesa, para além do conhecimento da legislação em vigor e das leis sobre o assunto, que constam no Código Penal, são os propósitos da ação de formação", explica a Câmara do Porto. "Queremos dotá-los com ferramentas de defesa pessoal. São equipas que andam na rua 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano", sublinhou a presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, citada num texto publicado no portal da Autarquia.
"Ainda que a Polícia Municipal seja presença assídua em algumas das linhas da STCP, basta aos motoristas aplicarem gestos simples de defesa pessoal como forma de abordar altercações dentro dos autocarros e que, diretamente, os atinjam. Até o simples posicionamento pode ser fundamental como prova em litígio judicial, já que os autocarros estão dotados de câmaras", observa o Município.
Admitindo que "não há dados estatísticos", o município, que tutela a operadora, diz que os motoristas "são alvo, algumas vezes, de tentativas de agressões por parte dos utentes, sobretudo verbais, mas que chegam também ao contacto físico". A Polícia Municipal sublinha o caráter inédito desta formação.