Ponte da Arrábida fica sem duas vias em julho e agosto por causa de obras

Emblemática ponte que liga Porto e Gaia, na zona ocidental, será alvo de uma reabilitação total. Infraestruturas de Portugal vai despender 4,5 milhões de euros para reabilitar o tabuleiro e os pilares. Intervenção durará até abril de 2027.
Foto: André Rolo
A Ponte da Arrábida vai entrar em obras, a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), para a reabilitação dos pilares e do tabuleiro. Os primeiros sinais serão visíveis com a montagem dos estaleiros, a instalar até junho. Para os automobilistas, a intervenção terá efeitos entre 15 de julho e 31 de agosto, quando a travessia ficar com menos uma via de rodagem, em cada sentido.
A ponte, que liga Porto e Gaia, não recebe uma empreitada desta envergadura há 25 anos. Por isso, o Estado, através da IP, vai gastar 4,5 milhões de euros, que é o orçamento programado. A obra vai prolongar-se durante este ano e o calendário dos trabalhos aponta a sua conclusão para abril de 2027, havendo a garantia que a circulação rodoviária nunca será cortada e que uma parte dos trabalhos será efetuada em período noturno, precisamente para importunar o menos possível o intenso tráfego, olhando a que a Arrábida é um eixo nuclear no atravessamento das duas cidades.

