A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal, segundo um despacho publicado esta quinta-feira.
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De acordo com um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, esta operação de manutenção autorizada pela Infraestruturas de Portugal (IP) compreende uma dotação de 5,5 milhões de euros, dos quais 2,8 milhões de euros a alocar ao ano de 2025 e 2,7 milhões de euros em 2026.
Ao montante fixado para cada ano pode "ser acrescido do saldo apurado no ano anterior". A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da IP, liderado por Miguel Cruz, aguardando-se agora o lançamento do concurso público para as obras de manutenção.
Em 2023, de acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), circulou na Ponte da Arrábida uma média de 113 mil carros por dia. A Ponte da Arrábida, uma obra do engenheiro Edgar Cardoso, foi classificada como Monumento Nacional em 2013. Foi inaugurada em 1963 e tinha, à data, o maior arco de betão armado do mundo.