O tabuleiro inferior da Ponte de Luís I, entre o Porto e Gaia, reabre ao trânsito no próximo dia 14, às 10 horas. A travessia está em obras desde 14 de outubro de 2021.
Corpo do artigo
A requalificação do tabuleiro inferior da Ponte de Luís I, entre o Porto e Gaia, prolongou-se por mais meio ano do que o inicialmente previsto. A travessia fechou ao trânsito automóvel a 14 de outubro de 2021 com a promessa de que reabriria um ano depois. Certo é que, perante o elevado número de peças em mau estado que foram encontradas durante a decapagem com jato de areia, o prazo de conclusão da obra foi prorrogado.
16092290
À data, a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da obra, explicou que o estado de corrosão da travessia era mais elevado do que o previsto, obrigando à substituição de um maior número de peças, levando à colocação de 250 toneladas de aço novo. Perante esse cenário, aliado à guerra na Ucrânia e à consequente subida dos preços dos materiais, além da demora da empreitada, também o preço subiu cerca de um milhão de euros, fixando-se nos 4,2 milhões de euros. Deste valor, foram gastos 500 mil euros só para decapar e pintar peças.
16004368
Nessa altura, a previsão era a de reabrir a ponte ao trânsito no dia 31 de março. Mas as oscilações de temperatura e humidade atrasaram os trabalhos, em particular a pintura, já que as condições meteorológicas não permitiam à tinta secar.
15332089
Esta terça-feira ainda decorriam, precisamente, no tabuleiro inferior, trabalhos de pintura da estrutura bem como a colocação de passeios. Estando todo o trabalho, por esta altura, na sua fase final, a IP definiu o próximo dia 14 como data para a reabertura da travessia ao trânsito automóvel, a partir das 10 horas.