Um ano depois de ter entrado em obras, a ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122, que liga o Alentejo (Mértola) ao Algarve (Alcoutim/Vila Real de Santo António), vai reabrir ao trânsito na sexta-feira, às 11 horas.
Corpo do artigo
Inaugurada em 1946, a infraestrutura, com um comprimento de 65 metros, foi alvo de uma importante intervenção estrutural. Apesar de as obras ainda não terem terminado, a Infraestruturas de Portugal (IP) revelou, em comunicado, que a ponte abrirá a 3 de outubro.
Na mesma nota, esclarece que "a circulação será em modo alternado durante o dia, com recurso a semáforos e sinalética, de forma a concluir-se os trabalhos ainda em falta". À noite e ao fim de semana, acrescentou, a circulação "será efetuada nas duas vias, embora com limitação de velocidade".
Foto: Teixeira Correia
A infraestrutura, que liga o Alentejo ao Algarve e a Espanha, encerrou para obras de reabilitação a 1 de outubro de 2024, com os carros e camiões a fazerem a ligação por estradas municipais dos concelhos de Mértola e de Alcoutim. Os veículos com mais de 16 toneladas têm sido desviados por estradas nacionais, tendo a IP assegurado a devida sinalização nas diversas rodovias.
A reabilitação da Ponte da Ribeira do Vascão comportou o reforço estrutural, visando a sua durabilidade, numa empreitada orçada em 2,9 milhões de euros, com duração prevista entre 1 de outubro e 30 de novembro do ano passado. No entanto, "por problemas inesperados no fornecimento de equipamentos necessários à construção da referida obra", a 4 de dezembro, a IP prolongou o encerramento da ponte até dia 16 de maio. Ainda assim, só três meses e meio depois é que a infraestrutura abrirá.
A Câmara de Mértola "pressionou e responsabilizou as entidades competentes para resolver a situação", que "afetou imenso o município", lamentando, nas redes sociais, "o prolongamento do condicionamento, num problema a que foi totalmente alheia".