
A ponte reabriu ao trânsito no passado dia 3 de outubro
Foto: Teixeira Correia
O Município de Mértola anunciou, nas redes sociais, o corte temporário de trânsito na Ponte do Vascão na EN122, na ligação entre Mértola e ao Algarve (Alcoutim/Vila Real de Santo António), na próxima segunda e terça-feira.
Corpo do artigo
Na nota, a autarquia alentejana explica que serão executados trabalhos de remoção das plataformas de trabalho, com recurso a uma autogrua, no tabuleiro da EN122-Ponte do Vascão, na ligação Alentejo/Algarve. A ponte reabriu ao trânsito no passado dia 3 de outubro, depois de ter estado fechada para obras durante um ano.
Para o efeito, segundo a autarquia, será necessário proceder ao corte de trânsito na segunda-feira das 9.30 às 11.30 e das 14.30 às 16.30 horas. Depois, na terça-feira, a interrupção da circulação será entre as 14.30 e as 16.30 horas.
O município refere ainda que o trânsito será encaminhado pelos desvios alternativos, com o apoio da GNR, sendo que, em Mértola, será desviado no entroncamento da EN122 com a EM507, sentido de Giões/EN124. Por sua vez, em Alcoutim, o trânsito será desviado em Santa Marta para a localidade de Pereiro.
Ponte encerrada durante um ano
A 3 de outubro, 12 meses depois do início de uma obra estrutural, a Ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122 (EN122), infraestrutura inaugurada em 1946, reabriu ao trânsito automóvel.
A reabilitação da ponte, com 65 metros de comprimento, visou o reforço estrutural, numa empreitada que teve um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros e estava previsto decorrer de 1 de outubro a 30 de novembro do ano passado. Ainda assim, "por problemas inesperados no fornecimento de equipamentos necessários à construção da referida obra", a 4 de dezembro a IP prolongou o fecho da ponte até ao passado dia 16 de maio. Só três meses e meio depois desse prazo é que a infraestrutura reabriu.
