A ponte quinhentista sobre o rio Vouga, situada na antiga Estrada Nacional n.º1, no concelho de Águeda, foi encerrada ao trânsito devido ao abatimento de um pilar, anunciou, sexta-feira, a autarquia.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, disse que, no início deste mês, foi detectada "uma ligeira cova na zona de um pilar".
"Houve o desmoronamento de uma parcela das pedras de arenito que suportam os pilares e havia uma fissura no tabuleiro relativamente grande", explicou o também responsável pela Protecção Civil do município, acrescentando que a autarquia decidiu então encerrar a ponte ao trânsito por tempo indeterminado.
De acordo com o autarca, os sinais de degradação na ponte, que transitou para a jurisdição municipal em 1996, já se vinham a registar há algum tempo.
Jorge Almeida deu conta que a Câmara já tinha feito um pedido de vistoria à estrutura da ponte em Setembro de 2010 e, nessa altura, "verificou-se que não havia risco de ruína".
"No entanto, a empresa que realizou a inspecção recomendou que tivéssemos algum cuidado numa altura em que houvesse caudais mais fortes e sugeria mesmo que se fizesse o encerramento preventivo ao trânsito pesado", adiantou.
Jorge Almeida referiu ainda que a ideia é reabilitar a ponte para voltar a reabri-la ao tráfego automóvel, mas as obras ainda poderão demorar algum tempo, já que a reparação envolverá meios financeiros "muito dispendiosos".
"Neste momento a Câmara não tem enquadramento financeiro para estes gastos e temos de procurá-los", adiantou o autarca.
O vice-presidente da Câmara realçou ainda que o fecho da ponte "não causa grandes transtornos" aos automobilistas, porque existe uma travessia alternativa a cerca de 200 metros.
"Os desvios são muito curtos e não demoram mais de um minuto", sublinhou.
A autarquia, em conjunto com a Estradas de Portugal já procedeu à sinalização dos respectivos desvios de trânsito naquele local, processando-se agora o trânsito pelo cruzamento de Lamas do Vouga (EN1/IC2) e pela ponte moderna sobre o rio Vouga.