Onze propostas de investimento estão a votação pela população de Odemira, até ao final deste mês, para eleger as obras a realizar pelo município no âmbito do orçamento participativo, no valor total de 500 mil euros.
Corpo do artigo
Na fase de apresentação de propostas, foram submetidos 17 projetos, mas a comissão que realizou a validação técnica deixou seis de fora dos finalistas, por não cumprirem as regras da iniciativa, segundo divulgou hoje o município.
Alguns dos projetos a concurso propõem a criação de um centro de artes em Odemira, no valor de 170 mil euros, a construção de um espaço multiusos em Almograve, sensivelmente no mesmo valor, e de uma ecovia que ligue São Teotónio, Brejão e Zambujeira do Mar, com um custo de 200 mil euros.
Para serem aceites, as propostas não podiam exceder um custo global de 200 mil euros e tinham de se enquadrar nas competências do município, entre outros requisitos.
Pode participar na votação qualquer cidadão com mais de 16 anos, residente, trabalhador ou estudante no concelho de Odemira.
Os votos são recolhidos no sítio na Internet do orçamento participativo (www.op-cm-odemira.pt), na sede do município ou na mesa de voto que irá percorrer 15 freguesias, em datas específicas.
Os projetos escolhidos, no valor total de 500 mil euros, serão inscritos no orçamento municipal para o próximo ano.
O município espera que, este ano, a iniciativa mobilize 20% da população (cerca de 5.200 pessoas).
No ano passado, votaram nas 22 propostas disponíveis perto de 3.500 pessoas, o que faz do orçamento participativo de Odemira, segundo a autarquia, o que tem "maior índice de participação a nível nacional" (16,2%).
Este é também aquele em que o valor de investimento por habitante é mais elevado (19,2 euros), indicou.
A primeira edição da iniciativa teve lugar há dois anos, tendo sido escolhidos quatro projetos, de um total de 27.
Ao todo, foram eleitos, desde 2011, sete projetos, dos quais apenas três estão já a ser concretizados, nas localidades de Algoceira, Cavaleiro e Santa Clara-a-Velha.