Um grupo de cidadãos das freguesias de Pevidém, Gondar e Serzedelo, em Guimarães, está a protestar “contra o estado de degradação a que chegou a EN 310”. Já reuniu mais de 500 assinaturas que levaram à Assembleia Municipal (AM) e, recentemente, apresentaram o caso numa reunião de Câmara, mas continuam sem resposta.
Corpo do artigo
No passado sábado, foram colocadas tarjas e panos pretos ao longo da via, que liga uma zona altamente industrializada à autoestrada A11, em sinal de protesto.
João Machado tem liderado uma luta pela requalificação da EN 310 que, segundo diz, já leva quatro anos, sem resultados. “Em abril de 2024, entregamos um abaixo-assinado com 500 nomes na AM, mas nunca obtivemos qualquer resposta”, queixa-se. Os cidadãos reclamam a falta de passeios, “numa zona onde muitas pessoas se deslocam a pé para o trabalho nas fábricas”, a largura da via, “que não chega para que dois camiões se cruzem, a condução das águas pluviais e a construção de condutas de saneamento.
“As águas da chuva estão a ser conduzidas para terrenos privados, provocando estragos”, relata João Machado, reconhecendo que é um dos afetados por esta situação.
"Não é prioritário"
O representante dos críticos não compreende que “havendo proprietários dispostos a ceder terrenos para a requalificação da via, isso não seja reconhecido no Plano Diretor Municipal”. E relata um caso, em frente à empresa Lameirinho, “em que um proprietário está disposto a ceder terreno para alargamento da estrada em troca da construção do saneamento para os seus pavilhões e a Câmara tem ignorado esta disponibilidade”.
Quando expôs a situação, na reunião do Executivo de dia 5 de junho, João Machado ficou a saber pela boca do presidente, Domingos Bragança, que a intervenção na EN 310 está prevista, “mas não é uma prioridade imediata”. A falta de medidas, depois do abaixo-assinado entregue na AM, em abril do ano passado, e esta resposta levaram o grupo para o protesto na rua. Diz que optaram por não cortar o trânsito, durante a manifestação, por respeito às pessoas que vivem e trabalham naquele local. João Machado critica os presidentes de junta de Serzedelo e Gondar por terem votado contra uma moção para a requalificação da estrada na AM.
O autarca de Serzedelo, Nélson Ferreira, contudo, reconhece o problema e diz que tem feito pressão junto do Município, mas ainda não tem uma data para o avanço da obra.