O incêndio que deflagrou em Janarde e está a consumir uma considerável área florestal em Arouca obrigou a evacuar a aldeia de Drave, base nacional de escuteiros.
Corpo do artigo
De acordo com as informações que o JN conseguiu recolher, terão sido retiradas do local cerca de 40 pessoas.
Naquela zona já tinham sido forçadas a sair de casa as populações de Janarde, Meitriz, Ponte de Telhe e Celadinha.
Neste momento, o combate ao incêndio está ser feito essencialmente pelos meios aéreos. A prioridade dos bombeiros foi proteger pessoas e bens. Até agora, uma missão cumprida com sucesso, uma vez que não há vítimas a registar nem habitações atingidas pelo fogo.
Segundo o comandante operacional distrital de Aveiro, José Bismarck, o fogo continua com quatro frentes ativas, estando no local 173 operacionais.
Já durante a noite as chamas não tinham dado descanso.
O fogo progrediu da zona de Telhe e Janarde e passou a estrada nacional em direção a Meitriz, deixando as povoações de Janarde, Meitriz e Regoufe na linha de propagação.
"As nossas preocupações são neste momento as povoações. Estamos a posicionar os meios e teremos um reforço de uma equipa de Évora e de outra de Coimbra", referiu o comandante dos Bombeiros do Concelho de Espinho, Pedro Louro, que na noite de terça-feira liderava a operação de combate às chamas na União das Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde.
O incêndio está a consumir a zona de montanha desde as 14.35 horas de segunda-feira.