O incêndio na aldeia de Pai Lobo, que pertence à freguesia de Parada, no concelho de Almeida, destruiu a capela de Santo Antão e várias arrecadações agrícolas. Os seus residentes foram evacuados por populares.
Corpo do artigo
Na aldeia residem cinco pessoas, com idades acima dos 80 anos. Os cinco habitantes foram retirados da aldeia por volta das 17 horas por Maria Cremilde, habitante na Parada, que, ao aperceber-se do incêndio nas proximidades da povoação, se deslocou a Pai Lobo, onde mora a sogra.
Maria Cremilde contou à Lusa que levou dois habitantes no seu automóvel e foi ajudada por mais duas pessoas, que transportaram os restantes habitantes nos carros particulares.
"Podiam aqui ter morrido com a aflição, porque o fogo ainda estava na Cerdeira (povoação vizinha) e as pessoas já estavam em pânico", contou, adiantando que os cinco moradores vão passar a noite em casa de familiares na Parada.
Fernando Lucas, agricultor e também morador na zona, relatou que ficou sem pastagens para alimentar o gado e que na aldeia de Pai lobo arderam "uns sete ou oito palheiros", mas as chamas não chegaram às casas habitadas.
A capela de Santo Antão foi destruída pelo fogo. Fernando Lucas contou que escapou apenas parte do altar, mas o tecto ardeu.