O município de Miranda do Douro divulgou esta quarta-feira que foi identificado um berrão na freguesia de Duas Igrejas, perfazendo, já seis destas figuras zoomórficas, neste concelho transmontano.
Corpo do artigo
"Esta escultura zoomórfica, em pedra granítica, representa um porco, muito bem elaborado. Os berrões surgem na região de Trás-os-Montes e no Ocidente da Meseta espanhola, coincidindo na sua maioria com o território atribuído aos Vetões", refere a fonte da autarquia.
Estas esculturas zoomórficas são normalmente oriundas dos séculos IV e I a.C. "Existem várias teorias quanto ao significado/funcionalidade dos berrões: presentes na entrada dos castros, simbolizariam a defesa do povoado e do gado; assumiam posições dominantes em áreas de excelente pastagem e próximas a fontes de água, funcionando como marcadores paisagísticos; monumentos comemorativos; monumentos sepulcrais", acrescenta o município.
Os berrões podem ser representações de touros e porcos e na maioria das vezes estão relacionadas com força e de fecundidade.