Quim Barreiros, Augusto Canário, Diapasão, Bandalusa, Zé Amaro, Jorge Guerreiro e Ana Moura são alguns dos artistas que vão dar música, neste ano, às Festas de S. João do Porto. A um mês da noite mais longa da cidade, a programação foi apresentada esta sexta-feira. O orçamento global é de 680 mil euros.
Corpo do artigo
Só para o fogo de artifício, que irá colorir durante 16 minutos os céus das ribeiras do Porto e de Gaia serão gastos 72900 euros, sendo a despesa partilhada pelas duas autarquias (cada uma paga 36450 euros).
A "diversidade" volta a ser a palavra-chave das Festas de S. João, no Porto, em que toda a cidade sai para as ruas para se divertir. O presidente da Câmara, Rui Moreira, já enviou uma mensagem ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidando-o para a festa, mas ainda aguarda resposta.
À exceção da Rotunda da Boavista, que este ano não terá a habitual zona de divertimentos por causa dos constrangimentos causados pelas atuais obras da metro, haverá animação por todo o lado, com três palcos montados, divididos por estilos, no Largo do Amor de Perdição, na Cordoaria, nos Jardins do Palácio de Cristal, e junto à Casa da Música.
Assim, na noite de S. João, o Largo do Amor de Perdição inicia a festa, às 22 horas, com o concerto de Fernando Correia Marques e de Augusto Canários & Amigos, já depois da meia-noite.
Já nos jardins do Palácio de Cristal atuará Ana Moura, às 22 horas. Logo depois, será a vez da Orquestra Bamba Social Roda de Samba animar o resto da noite.
Na Casa da Música, a noite arranca com o concerto-tributo a José Pinhal. Haverá ainda DJ sets, com Hipster Pimba e Pop'lar.
No dia 24, feriado municipal, reliza-se o concerto da Banda Sinfónica Portugues, às 18 horas, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, com entrada livre.
Festa pelas freguesias
Mas nas semanas que antecedem a grande noitada, já será possível sentir a festa, com espetáculos em jardins e praças. A animação intensifica-se à medida que se aproxima o dia de São João.
Na freguesia do Bonfim, a festa faz-se na Alameda das Fontainhas com a atuação de Diapasão, no dia 15, d' Os Solitários (dia 22) e de Delta 7 + Duo Impakto, a 23.
Já o Parque de Estacionamento da Casa de Salgueiros, em Paranhos, receberá os Bandaneia, no dia 15 e Quim Barreiros, no dia 21.
Em Massarelos, o Cais das Pedras terá Zézé Fernandes, a 15 de junho, e no Largo António Calém atuará a Bandalusa, a 14, e os Iniciadores, a 22.
O Jardim Sarah Afonso, em Ramalde, contará com as apresentações de Novo Século, dia 15, e de Siga a Farra, a 21, enquanto a Praça da Corujeira, em Campanhã, terá a Krystal Band, no dia 15, e os Minhotos Marotos e Marcus Levy, a 23 .
Rusgas à noite
Uma das grandes novidades da edição deste ano é o regresso das rusgas à noite , no dia 22, a partir das 21 horas.
Todas as freguesias são "convocadas para mostrar as suas músicas, costumes e tradições", num evento que percorrerá a zona histórica da cidade, antes da atuação para o júri e público, na Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara.
"Depois de nos últimos anos a Rusga de Lordelo do Ouro e Massarelos ter ganho o troféu de Melhor Rusga, espera-se agora para ver quem vai levar a melhor nesta edição", diz o Município.
Mas ainda antes do desfile, no dia 15, a partir das 15 horas, os ranchos saem à rua para a tradicional arruada. Nela participam o Rancho Folclórico de Paranhos, o Rancho Folclórico de Campanhã, o Grupo de Folclore Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico do Porto, o Rancho Folclórico de Ramalde, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Orfeão do Porto, o Rancho Típico do Ilhéu e o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro. "Todos prometem levar pelo centro da cidade esta tradição da música de cariz popular", acrescenta a Câmara.
Cascata e divertimentos
A Cascata Comunitária de S. João volta este ano, de 12 até 30 de junho, a instalar-se no Mercado do Bolhão. A partir de oficinas desenvolvidas pela BRâmica, da ceramista Teresa Branco, serão feitas novas construções, sendo que a cascata ficará instalada no piso superior. Os interessados podem participar nas oficinas que acontecerão durante a Festa a Criança, de 31 de maio a 2 de junho e nos dias 4 e 5, na Oficina Brâmica, e ainda a 7 e 8 no Mercado do Bolhão.
E porque num S. João que se preze não podem faltar os tradicionais manjericos, a Praça General Humberto Delgado volta a acolher, de 19 a 22 de junho, a instalação "Flores de Manjerico", um trabalho dos FAHR 021.3 que juntará mais de 900 exemplares, que depois serão distribuídos à população.
A festa terá zonas com divertimentos na Alameda das Fontainhas, no Jardim António Calém e na Avenida D. Carlos I, com carrosséis, farturas e sardinhas. Estes locais abrem no dia 7 e ficam até ao fim do mês de junho.
A Autarquia ainda está a avaliar a hipótese de instalar a roda gigante que costumava ficar na Rotunda da Boavista noutro local, mas trata-se de uma ambição difícil de concretizar.