Programa municipal "Estamos Juntos" pretende dar resposta gratuita a 600 pessoas com mais de 65 anos.
Corpo do artigo
A Câmara do Porto quer estender o apoio a pessoas com mais de 65 anos, residentes naquele concelho, em situação de carência económica e isolamento social. Trata-se do programa "Estamos Juntos" e consiste num serviço gratuito municipal de teleassistência disponível durante todo o ano e a qualquer altura do dia em caso de emergência. O objetivo é chegar a 600 pessoas até ao próximo ano.
O protocolo de colaboração com a Domus Social para diminuir o isolamento da população idosa foi assinado no início de 2023, substituindo o programa anterior "Chave de Afetos", onde estavam inscritos 500 seniores.
Dentro e fora de casa
Na sua página oficial, a Câmara do Porto explica que "através do uso de um equipamento de teleassistência, o programa permite o acompanhamento monitorizado dos aderentes, tanto dentro como fora de casa".
"Para além da componente tecnológica, é oferecido também apoio emocional, tentando-se, assim, minimizar a ausência de redes sociais de suporte e a inexistência de retaguarda familiar, contribuindo para a diminuição do sentimento de solidão não desejada e isolamento social", refere.
A admissão a este programa obriga à instrução de um processo de candidatura junto dos parceiros sinalizadores destes casos: juntas, uniões de freguesia e Domus Social.