Um homem de 78 anos, natural de Segude, Monção, e emigrante em França, morreu esta terça-feira à tarde numa praia em Baiona, na Galiza.
Corpo do artigo
A vítima encontrava-se na companhia da mulher na Praia Ladeira quando, após o almoço, entrou no mar.
Os banhistas que se encontravam no local aperceberam-se que o homem se encontrava a flutuar na água de boca para baixo perto da margem e deram o alerta. Ainda foi socorrido por elementos das Proteção Civil, que efetuaram manobras de reanimação, mas acabou por falecer no local. O incidente ocorreu cerca das 15 horas em Portugal continental.
Ao Jornal de Notícias, o presidente da junta de Segude, Jorge Lourenço, confirmou esta noite que a vítima "era um emigrante, que passava bastante tempo em Portugal". "Este ano, esteve praticamente quase todo o ano em França e veio há dois meses para cá. Estava reformado", afirmou, confirmando que esta terça-feira o seu conterrâneo, pai de quatro filhos, três emigrantes em França e um residente em Portugal, se encontrava em Baiona na companhia da esposa.
Quanto às causas de morte, o autarca referiu que "ainda não se sabem ao certo". "É suposto que possa ter sido uma paragem digestiva, porque tinha almoçado e dentro de pouco tempo foi para a água, mas não se sabe", relatou, referindo que apesar de "conhecer bem" o malogrado emigrante, "ainda não tinha estado com ele este ano".
A Polícia de Baiona esteve no local e registou a ocorrência.
O cadáver seguiu para autópsia, para se apurar a causa da morte.