O Posto de Saúde da Praia da Apúlia, em Esposende, registou cerca de 600 atendimentos em 54 dias de funcionamento, desde a sua abertura no início da época balnear até 27 de agosto de 2025.
Corpo do artigo
Este projeto-piloto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Esposende em parceria com a ULS de Barcelos/Esposende, tem como objetivo reforçar os cuidados de enfermagem de proximidade durante os meses de maior afluência às praias do concelho.
Os dados agora divulgados revelam a utilidade do serviço: apenas 3% dos casos necessitaram de encaminhamento para urgência, sendo a maioria resolvido no local. As situações mais frequentes incluíram feridas, queimaduras solares e tonturas, além de ações de promoção de literacia em saúde.
A avaliação dos utentes é amplamente positiva: 97% classificaram o atendimento como "muito bom" e 100% consideraram útil a existência do posto de saúde na praia. Além disso, 96% afirmaram sentir-se mais confiantes por serem atendidos por profissionais de enfermagem.
O serviço é assegurado diariamente, entre as 9 horas e as 17 horas, por dois enfermeiros, que prestam cuidados de primeira linha e garantem maior segurança a quem frequenta a Praia da Apúlia.