São 33 as personalidades, empresas e instituições a homenagear este domingo, no Dia da Cidade da Póvoa de Varzim. A lista é maior do que o habitual, já que a cerimónia marca o encerramento das comemorações dos 50 anos da elevação da Póvoa a cidade. A festa termina com a música de Cuca Roseta.
Corpo do artigo
"É uma forma de reconhecer a dinâmica da sociedade civil poveira, o grande motor de um desenvolvimento que é expressão da alma viva da nossa comunidade”, afirma o presidente da Câmara, Aires Pereira.
São homenageadas dez personalidades, entre as quais o pianista Raúl da Costa, a soprano Raquel Camarinha, o artista plástico Rui Anahory, o arquiteto Rui Bianchi, o professor da Escola de Música e diretor do Ciclo de Música Sacra de Rates, Abel Carriço e o ex-guarda-redes do Varzim e atual presidente Ricardo Nunes.
Nas instituições, a distinção vai para “A Filantrópica”, o Varazim Teatro, o Lions e a Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim. No setor empresarial, o reconhecimento chega a 19 empresas, todas com mais de 25 anos de atividade. Entre elas estão a Agros, a Energie, A Poveira – Fábrica de Conservas, o grupo CCR e a Rduz. Todas vão receber a Medalha de Reconhecimento Poveiro.
Este ano,a cerimónia vai decorrer no Pavilhão Municipal, a fim de permitir a participação de todos e tem início às 17 horas. A entrada é gratuita, mas carece do levantamento de bilhete na secretaria do pavilhão. Findas as homenagem haverá o concerto de Cuca Roseta.