Póvoa de Varzim. “É uma boa forma de atrair pessoas mais jovens ao Mercado”
“Quando disser à minha mãe que nevou, acho que já não me vai ralhar!”, diz, a sorrir, Inês, com os sapatos cheios de espuma. Dançou até a neve acabar. As bolinhas brancas no cabelo não enganam. Lá dentro, Tomás Arteiro foi visitar o Pai Natal.
Corpo do artigo
Ainda não se decidiu sobre os presentes, mas espera que o velhinho de barbas brancas seja “generoso”. A Praça de Natal está no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim até ao final do dia deste sábado. Quem lá trabalha, faz elogios. "É uma boa forma de atrair pessoas mais jovens ao Mercado”, explica Sofia Amaral. Aos 21 anos, a estudante do mestrado de Gestão de Turismo vende ali frutas e legumes há um mês. O sábado é, por norma, dia forte de compras. Sofia espera que, “com uma decoração tão bonita e tantas atividades, venha ainda mais gente”.
Sílvia Salgado vende ali flores desde miúda. Começou com a mãe. Hoje é ela quem gere o negócio. A subida dos preços fez fugir os clientes. “Nota-se que as pessoas têm menos dinheiro. Estas coisas ajudam a trazer gente. Acho que devia haver mais iniciativas destas”, frisa.
Lara veio com a avó e não perdeu a oportunidade de dar um abraço ao Pai Natal. A avó Rosa Gonçalves veio às compras. Não sabia da “festa”, mas elogia: “Está bonito, sim senhor!”.
No 3.ºº andar, os “Sonhos de Polvo” do chef Joaquim Rasquete estão quase prontos. “É um público simples, mas disposto a novas experiências. Explicamos que pratos bonitos e com muito sabor não têm que ser complicados”, diz o chef do restaurante DOP. Ali ao lado, há mulheres que vêm do campo vender os produtos à cidade. Joaquim Rasquete diz que estas demonstrações são “uma excelente forma de promover os produtos locais”. Hoje, há rabanadas. É às 10.30 horas. Almerinda Teixeira “tropeçou”, anteontem, no “showcooking” de “roupa velha”. Ontem voltou. Adorou o “contraste do doce com o salgado”. No final, a pequena Inês dançou na neve e lembrará para sempre que ir ao mercado com a avó é “muito divertido”.
Pormenores
Vídeo
No rés-do-chão, junto às frutas e legumes, há uma plataforma para experimentar. É só subir, esperar que ela gire enquanto faz um vídeo 360º do Mercado, que pode, depois, partilhar com os amigos. É gratuito e está disponível das 10 às 18 horas.
Neve, Pai Natal e Hora do Conto
Neste sábado, vai voltar a nevar na Póvoa de Varzim. É na porta sul do Mercado às 10, 12, 15, 17 e 18 horas. O Pai Natal chega às 10 e às 15 horas e a Hora do Conto é às 11.30 e às 16.30 horas.