O Centro do Clima da Póvoa de Varzim lançou um concurso de ideias para a ação climática. O objetivo é premiar soluções que ajudem o concelho “a concretizar uma transição ecológica para um território mais saudável, seguro, resiliente, feliz, inclusivo e justo”.
Corpo do artigo
Há cinco mil euros para ajudar a implementar o melhor projeto. Podem candidatar-se empresas, instituições ou grupos de cidadãos.
“O concurso de soluções imaginativas para a ação climática “E se…?” consiste num fundo promovido e gerido pelo Centro do Clima que visa estimular a imaginação da comunidade, desafiando-a a apresentar propostas”, frisa Pedro Macedo, o diretor do Centro do Clima. O projeto é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o objetivo é que esta seja a primeira de muitas edições e que “marque a diferença na aceleração da ação climática da Póvoa”.
Pequenas escolhas e hábitos diários ou procedimentos de funcionamento de empresas, escolas, instituições e entidades públicas podem ter um enorme impacto. Por isso mesmo, “a ideia mais imaginativa e com maior potencial transformador para a transição ecológica da economia local ganhará um prémio máximo de cinco mil euros para o desenvolvimento do projeto”.
Há várias áreas de intervenção, sempre tendo em conta a luta contra as alterações climáticas: agroalimentar e florestas, desenvolvimento rural/ligação urbano-rural, economia azul, economia circular, economia social e solidária, energias renováveis, mobilidade sustentável, turismo e conservação da natureza.
Os interessados devem construir um orçamento para a sua proposta e fazer um vídeo de dois minutos a “vender” a sua ideia, que tem que ser enviado até às 18 horas do dia 29 de novembro. No final, os projetos que cumprirem os requisitos serão votados pelos poveiros, a fim de se encontrar o vencedor.
Paralelamente, a Biblioteca Municipal e Centro do Clima inauguraram uma coleção exclusiva de livros dedicada à literacia climática, que serve, agora, de base ao Clube de Literacia Climática, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Literacia para a Transição Climática!”, apoiado pelo programa "The Europe Challenge 2024: Libraries, Communities and Democracy".
O projeto, desenvolvido ao longo deste primeiro ano de atividade do Centro do Clima, permitiu partilhar a experiência da Póvoa com dezenas de outras bibliotecas e projetos comunitários da Europa. No espaço agora dedicado a este acervo, os utilizadores da biblioteca podem também deixar as suas questões e sugestões para uma Póvoa mais resiliente, saudável, sustentável e justa.