<div>Novas análises à água das praias de Matosinhos e do Porto que foram vedadas a banhos revelam que já não há riscos para os banhistas, disseram, esta sexta-feira, fontes autárquicas.</div>
Corpo do artigo
"As contra-análises feitas na quinta-feira comprovam que as praias de Matosinhos continuam com a excelente qualidade de sempre", refere um comunicado oficial da Câmara de Matosinhos, emitido durante a tarde desta sexta-feira.
"Recebemos há instantes uma comunicação da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) a indicar que a praia do Castelo do Queijo já pode ser reaberta a banhos", disse, por seu lado, Joana Araújo, da empresa municipal Águas do Porto, que gere as praias deste concelho.
Segundo a fonte, a ARHN comunicou que as novas análises às águas "provaram que já não há qualquer risco, pelo que vão ser retirados os painéis desaconselhando os banhos".
A Capitania do Porto de Leixões disse ter recebido instruções para vedar os banhos em cinco praias de Matosinhos e uma do Porto.
As instruções recebidas pela Capitania de Leixões foram no sentido de interditar o uso para banhos das praias de três praias da cidade de Matosinhos, mais duas daquele concelho (Angeiras Sul e Azul da Conchinha) e a do Castelo do Queijo, já no Porto.