O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, está convencido de que, face ao aumento do número de pessoas que contraíram a covid-19 na última semana, o concelho não vai passar à fase seguinte do desconfinamento, a partir de 14 de junho.
Corpo do artigo
"Estamos em estado de alerta e, como atingimos os 120 casos por 100 mil habitantes, é quase certo que não avançaremos para a próxima fase, com todas as consequências negativas para os bracarenses e para a economia local", lamentou, frisando que Braga teve 60 casos nos últimos três dias.
"Para que Braga avance no confinamento é preciso que cada um cumpra o seu dever, respeitando as regras de distanciamento social em vigor", disse Ricardo Rio.
"Já foram feitos vários alertas aos bracarenses sobre esta situação. Apesar disso, e para tentar enfrentar o problema, vamos começar, já na próxima semana, a fazer testes nas empresas e em grupos de risco", referiu.
O autarca falava ao JN após ter sido vacinado no Centro de Vacinação que funciona num amplo espaço do "Altice Forum Braga". Com 48 anos de idade, Rio, que não quis ser vacinado como "prioritário" por ser autarca, foi incluído na fase atual que abrange as pessoas com idades entre os 45 e os 50.
Sobre o processo de vacinação na cidade, o líder municipal diz que "está a correr francamente bem", tendo já sido vacinadas 80 mil pessoas, 30 mil das quais, com as duas doses". Rio salientou que houve um dia "em que se bateu um recorde nacional, com mais de três mil pessoas vacinadas", sublinhando que este sábado numa hora 239 pessoas foram inoculadas.
Ricardo Rio adiantou que o Município vai contratar, em parceria com a Cruz Vermelha e durante dois meses, oito enfermeiros para o Centro de Vacinação, de modo a acelerar o processo, desde que haja vacinas.
Recorde-se que, na próxima fase de desconfinamento, o teletrabalho deixa de ser obrigatório, a restauração passa a ter as regras de lotação atuais, mas com horário alargado até à meia-noite para admissão de clientes e encerramento à 1 hora. Já o comércio passa a poder funcionar com horário do respetivo licenciamento.