<p>O novo executivo de Felgueiras, liderado por Inácio Ribeiro, foi ontem, quarta-feira, empossado. Fátima Felgueiras tomou posse como vereadora, mas pediu a suspensão do mandato. Na despedida, avisou que estará "sempre por perto e sempre presente".</p>
Corpo do artigo
Devolver a esperança aos munícipes foi a tónica da intervenção do novo presidente da Câmara de Felgueiras. Perante uma sala cheia (apesar de ser um dia de semana), Inácio Ribeiro estabeleceu como prioridades o apoio às famílias e aos jovens e a captação de investimento, anunciando a criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor. "Lutaremos incansavelmente pela captação de investimento para Felgueiras junto dos organismos e do poder do Porto, de Lisboa ou de Bruxelas", disse.
O autarca reclama "uma nova imagem de marca para Felgueiras", que passa pelas competências colectivas. Para tal, pretende "promover a cultura e a promoção da excelência".
Inácio Ribeiro anunciou que fará "uma avaliação rigorosa e profunda" dos recursos da Câmara. "É fundamental, nesta nova era na governação do nosso município, sabermos com rigor com que recursos podemos contar para criar riqueza, bem-estar e melhor qualidade de vida", frisou.
Momentos antes, Fátima Felgueiras despediu-se do cargo de presidente, assumindo que representa "uma nova e diferente forma de fazer oposição política". "Nunca seria capaz de protagonizar qualquer onda de confusão, crispação ou inveja com que tive de conviver e saber vencer ao longo da caminhada autárquica", afirmou. Sublinhou ainda que é "com tristeza" que encerrou "o capítulo de longos anos ao serviço de Felgueiras como presidente".
Depois de enumerar um conjunto de empreitadas lançadas e outras em curso, garantiu que irá acompanhar o cumprimento da promessa de que todos os felgueirenses vão passar a pagar menos pela água e pelo lixo. E avisou: "Estou e estarei sempre por perto, sempre presente". Antes de assinar a tomada de posse como vereadora, explicou que, a seguir, pediria a suspensão do mandato.
O novo executivo, liderado por Inácio Ribeiro, integra Carla Meireles, Eduardo Teixeira e João Sousa, pela coligação PSD/CDS, Bruno Carvalho e Horácio Reis, pelo Movimento Sempre Presente, e Eduardo Bragança, pelo PS. A Assembleia Municipal é liderada pelo advogado Paulo Rebelo, do CDS.