Intervenção na Lourenço Peixinho entra numa nova fase, estendendo-se até ao cruzamento com a rua do Dr. Alberto Souto.
Corpo do artigo
O primeiro troço totalmente renovado da avenida do Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, reabre esta terça-feira ao trânsito automóvel. Ribau Esteves, presidente da Autarquia, anunciou hoje que a empreitada entra, agora, numa nova fase, que a faz estender-se até ao cruzamento com a rua do Dr. Alberto Souto, no sentido "rotunda das Pontes"-Estação.
Segundo a Câmara, a reabertura do primeiro troço requalificado vai permitir a reativação dos circuitos e das paragens de autocarro existentes na avenida, via que se encontra em obras desde agosto de 2020. "Os aveirenses terão ganhos substanciais ao nível das zonas pedonais e de estar, com passeios de cinco metros de largura e um novo parque arbóreo adaptado às necessidades de captação de dióxido de carbono nesta zona da cidade", sublinhou a Câmara, acrescentando que a via vai passar a ter 144 árvores (mais 75 do que tinha).
No novo troço, vai ser possível os utilizadores da principal artéria da cidade perceberem como é que a mesma vai ficar no final, após a conclusão das obras - que ainda não têm um fim previsto, depois de várias derrapagens de prazos. "A melhoria é já evidente ao nível da rede de águas pluviais, iluminação pública e segurança", explicou a Câmara, frisando que o limite de velocidade passa a ser de "30 km/hora".
Junta de São Jacinto
Em reunião do executivo camarário, esta segunda-feira, a Autarquia aprovou também os contratos de delegação de competências entre a Câmara e nove das 10 juntas de freguesia. A exceção foi para a Junta de São Jacinto, que não lhe vê serem entregues competências, visto estar com uma situação financeira irregular. Segundo Ribau Esteves, a junta em questão tem "cerca de 40 mil euros em penhoras", que absorveriam qualquer montante que fosse transferido pela Câmara.
No total, a Autarquia vai transferir para as nove juntas 1,8 milhões de euros, para serem investidos em trabalhos de limpezas das vias, assim como na construção de parques de lazer e em requalificações de infraestruturas públicas, entre outros.