Deu entrada nos serviços da Câmara de Matosinhos um pedido de informação prévia relativo a um projeto urbanístico que prevê a demolição da capela mortuária da Misericórdia, que será substituído por um edifício com complexo funerário e espaço educativo.
Corpo do artigo
O imóvel, junto ao cemitério de Matosinhos e voltado para a Rua da Misericórdia, será substituído por um edifício também destinado a “equipamento religioso, abrangendo capela funerária e outras valências”.
“É ainda proposto um volume destinado a equipamento educativo”, indica uma proposta que foi a reunião de Câmara, rendo em vista a aprovação da mudança de implantação do projeto no Plano de Urbanização definido pela Rua Alfredo Cunha, Avenida D. Afonso Henriques e Rua da Misericórdia. Uma alteração que, nos documentos, merecia a anuência dos serviços.
O edifício a construir terá dois pisos. A capela mortuária e o equipamento escolar ocuparão o rés-do-chão, enquanto um parque de estacionamento (com a previsão de 31 lugares) e as áreas de apoio da capela ficarão num piso subterrâneo.
Segundo a documentação que foi ao Executivo, “a alteração da implantação proposta implica a reformulação do espaço público relativamente ao que é definido no plano, daqui resultando uma área a integrar em domínio público de 1875,78 m2 (baia de estacionamento e passeio) e a alteração da distribuição dos lugares de estacionamento de utilização pública, sendo que está prevista uma redução dos espaços de aparcamento na rua.